Videoclipe mostra os “Melhores Gols da Semana” em Fifa 11, na Europa

A divisão européia da publicadora de jogos eletrônicos Electronic Arts (EA) soltou videoclipe elegendo os “Melhores Gols da Semana” de Fifa 11, 19ª edição anual da mais famosa — e mais vendida — série de jogos eletrônicos de futebol, que desde 1993 carrega com exclusividade a licença da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

Fifa 11 estreou em setembro de 2011.

O jogo roda em plataformas Dual Screen (DS), PC, Playstation 2 (PS2), Playstation 3 (PS3), Playstation Portable (PSP), Wii, Xbox 360 (X360) e telefones móveis.

Quem assina é a produtora Electronic Arts Canada (EA Canada), da cidade de Vancouver, Canadá.

5 Melhores Gols da Semana

Pessoas de toda a Europa enviam seus videoclipes a EA Sports, que seleciona os melhores gols.

A seguir, os grandes lances da semana de 13 de dezembro de 2010.

Jogo e série

Fifa 11 (em referência ao ano 2011) é a 19ª edição anual da mais famosa — e mais vendida — série de jogos eletrônicos de futebol, que desde 1993 carrega com exclusividade a licença da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa).

São mais de 8 mil atletas e 30 ligas em todo o mundo, além de fiéis reproduções de alguns dos mais importantes estádios do mundo.

As partidas podem ser realizadas em diferentes horários (manhã, tarde e noite) e sob diferentes condições climáticas (chuvoso, ensolarado, nevado, nublado).

Fifa 11 é um marco na história da indústria de jogos eletrônicos. pois é o primeiro título de futebol a permitir que todos os atletas virtuais em campo sejam controlados independentemente, cada um por uma pessoa. Ou seja, você pode assumir um jogador e controla somente ele do começo ao fim da partida. Você assume um atacante, por exemplo, enquanto outra pessoa é o meio-campo, outra um zagueiro e assim por diante. Como goleiro, aliás, há comandos específicos para você dar saltos, pontes-aéreas, entre outros movimentos.

Outra novidade de Fifa 11 é que a personalidade do atleta, se ele é explosivo ou tranquilo, será refletida em campo. Atletas cujo histórico registra constantes punições por faltas violentas tendem a ser agressivos. Quer dizer, é possível que o brasileiro Felipe Melo tenha um comportamento mais agressivo que o de Elano, por exemplo. Também é considerado o quanto os atletas são ofensivos ou defensivos. Atletas como o atacante Luís Fabiano dificilmente voltarão para ajudar na marcação, enquanto um zagueiro como o Lúcio, caso suba para apoiar o ataque, rapidamente voltará para ajudar na composição da defesa.

E as características físicas, como habilidade, força e velocidade também são consideradas. Atletas como Carlos Tevez e Lionel Messi são hábeis e podem facilmente dar dribles curtos, enquanto outros como Drogba e Adriano, brutamontes, usam o próprio corpo e a força física contra seus adversários.

Fifa 11 traz ainda o “passe profissional”, permitindo mais controle sobre a força dos passes em lançamentos. Quesitos como talento, força e especialidade do atleta fazem a maior diferença no momento do passe. Conforme o produtor David Rutter, “quase sempre os zagueiros têm chutes menos precisos que os dos atacantes, por exemplo”.

Outra novidade é a possibilidade de dar chutes e passes com a bola girando, “se ao chutar e bola estiver rotacionando para frente, assim que ela tocar no chão, correrá para frente”, explica Rutter. Mas também é possível fazer o contrário e realizar passes com a bola girando para trás. “Nesse caso, ao bater no chão, a bola tende a reduzir a velocidade”. Os movimentos rotacionais da bola são idênticos aos vistos no tênis — em que são conhecidos como “top spin” (pra frente) e “back spin” (pra trás).

Fifa já foi localizado para 18 diferentes línguas em 37 países, sendo a mais popular franquia da EA Sports.

De acordo com a EA Sports, as pessoas poderão definir as músicas a serem tocadas nos menus, as faixas tocadas durante a entrada de determinada equipe em campo, no intervalo de jogo ou quando rolar um gol. Mas a maior novidade sonora de Fifa 11 é a possibilidade de gravar cantos e gritos de torcida e ainda disponibilizá-los online para que outras pessoas tenham acesso. Detalhe: a personalização sonora está disponível somente as versões para PS3 e X360.

Quer dizer, você pode se enfiar no meio de uma torcida de verdade, gravar a gritaria toda e inseri-la no jogo eletrônico.

Desde a estreia da versão do jogo para a Copa do Mundo de 1998, Fifa tem sua trilha sonora exclusivamente composta por músicas licenciadas e uma música-tema para cada versão. Aliás, diversos artistas e grupos brasileiros já entraram no repertório da série, como Bonde do Rolê, Cansei de Ser Sexy, Céu, Ivete Sangalo, Marcelo D2, Marisa Monte, Sérgio Mendes e Seu Jorge.

A série ultrapassou a marca de 100 milhões de cópias e somente Fifa 11 é responsável por mais de 8 milhões delas.

Fifa 11 (produção: EA Vancouver | publicação: EA Sports, Electronic Arts), DS, PC, PS2, PS3, PSP, Wii, X360.

Estreia:

América, setembro de 2010

Ásia, setembro de 2010

Europa, outubro de 2010

Oceania, outubro de 2010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: