Microsoft vende mais de 1 Kinect por segundo

A empresa de tecnologia Microsoft, fabricante da plataforma de jogos eletrônicos Xbox 360 (X360), informou que já foram vendidas mundialmente mais de 2,5 milhões de unidades do Kinect, sistema que permite às pessoas usarem o próprio corpo para interagir com os jogos e aplicativos do console X360 — dispensado a necessidade do uso de joysticks, controles remotes e acessórios.

Desde sua estreia há 25 dias, foram mais de 2,5 milhões de unidades. Bricando com números, são vendidos em média 70 Kinect por minuto — é mais do que um dispositivo a cada segundo.

A empresa diz que os números são das vendas globais. “E a estimativa é superar, ainda este ano, as 5 milhões de unidades”, lembra a Microsoft, que está confiante em cumprir a meta.

A Microsoft está “confiante na resposta do consumidor ao sistema de controle Kinect” e agora trabalha duro para manter o ritmo de fabricação do produto a fim de suprir a alta demanda de Kinect.

“Com as vendas já excedendo as 2,5 milhões de unidades em somente 25 dias de mercado, estamos a um passo de alcançar e de superar as 5 milhões de unidades durante este fim de ano”, diz Don Mattrick, diretor da divisão de entretenimento interativo da Microsoft.

Joyride, seu corpo é o controle

Kinect

O tal Kinect é um inédito sistema de controle da plataforma de jogos eletrônicos Xbox 360 (X360), que permite às pessoas interagirem com jogos e aplicativos usando o próprio corpo ou mesmo a voz — sem o uso de joysticks, controles remotos e afins.

Você pode usar o Kinect para jogar, ou para assistir a filmes, ou para conversar com um amigo que esteja conectado à rede social Xbox Live (XBL), exclusiva dos proprietários do console.

O sistema é integrado por câmera, microfone e sensores de movimentos. Esses itens permitem captar variações na expressão facial, os movimentos das pessoas e identificar comandos de voz, como “Xbox, play music” para o console tocar alguma música. O Kinect rastreia o ambiente e alguns objetos ao redor, sabe se pessoa está sentada ou de pé, ou se ela está segurando algo (você pode usar uma almofada como raquete de tênis, por exemplo).

Em vez de um joystick com 16 botões, alavancas direcionais, equipamentos musicais e volantes, você pode usar os braços, pernas, cabeça, qualquer parte do corpo para interagir com o X360. Quer dizer, em um jogo de futebol, se a pessoa pular ou chutar, o jogador virtual poderá repetir os movimentos em campo.

Com o Kinect as partidas ganham outro tom, mais alegre e ativo.

A pessoa é livre para interagir da forma mais natural possível. Publicadoras como Activision, proprietária da série de jogos musicais Guitar Hero (GH), desenvolvem títulos para o Kinect. “Em vez de controles em forma de guitarras miniaturizadas, as pessoas poderão usar os dedos e tocar um instrumento imaginário com as mãos no ar… Ou pegar uma guitarra de verdade e começar a dedilhar. A tecnologia do (sistema de controle) Kinect possibilita um monte de coisas e estamos explorando todas elas”, explica Kai Huang, fundador da série GH.

“Para muitas pessoas, o controle é uma barreira”, diz Kudo Tsunoda, diretor de criação da Microsoft. “Queríamos criar um controle que ninguém precisasse pegar para experimentar, nada de manuais de instrução ou configurações complicadas para aprender”, explica.

Marc Whitten, da Microsoft, dá créditos à concorrente Nintendo por atrair um novo mercado, com pessoas que não estavam experimentando jogos. “Eles fizeram coisas maravilhosas e trouxeram novos consumidores”, mas, entretanto, “o que estamos trazendo com o Kinect é totalmente diferente, porque as pessoas controlam tudo por meio do seu próprio corpo e ainda podem usar a voz para se comunicar com o sistema”.

A empresa espera vender cerca de 5 milhões de unidades até o final do ano, diz Don Mattrick, diretor da divisão de entretenimento interativo da Microsoft. No caso de o feito ser confirmado, isso representará vendas bem superiores às do Wii (Nintendo) e do iPad (Apple). Mattrick, aliás, já declarou que o Kinect é o “lançamento mais importante na história dos jogos eletrônicos”.

Kinect no Brasil

A divisão brasileira da Microsoft lançou o sistema de controle Kinect em 18 de novembro de 2010 ao Brasil, a 599 reais.

O pacote traz o Kinect (câmera e microfone), o jogo Kinect Adventures e todos os acessórios necessários para conectar tanto o antigo quanto o atual (“slim”) modelo do console X360.

Conforme a Microsoft, no dia do lançamento havia três jogos compatíveis: Kinect SportsKinectimalsKinect Joy Ride, todos com suporte a português (do Brasil) e preço em 149 reais.

Outros jogos serão lançados até o Natal, promete a empresa.

Kinect (fabricante: Microsoft), X360.

Estréia:

América, novembro de 2010

Ásia, novembro de 2010

Europa, novembro de 2010

Oceania, novembro de 2010

Preço: 599 reais (no Brasil) ou 150 dólares (no exterior).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: