Console portátil Nintendo 3DS confirmado para fevereiro de 2011

A Nintendo, mais antiga e mais importante fabricante de plataformas de jogos eletrônicos, informou que seu novo console portátil, 3DS, será lançado mundialmente no início de 2011. Segundo analistas, o aparelho é uma resposta da empresa ao mercado de jogos via portáteis, recentemente invadido por plataformas móveis como celulares, smartphones e dispositivos como o iPad, da Apple.

Em entrevista coletiva, Satoru Iwata, presidente (geral) da Nintendo, oficializou o lançamento do console portátil Nintendo 3DS para o dia 23 de fevereiro de 2011, no Japão, e adiantou que Estados Unidos e Europa receberão o produto já no final de março de 2011, um mês depois.

Ainda não há posição oficial da Nintendo para o lançamento do 3DS no Brasil, mas espera-se, ele deve ocorrer simultaneamente ao lançamento nos Estados Unidos.

“Os consoles dedicados exclusivamente a jogos eletrônicos estão disputando cada vez mais contra smartphones como o iPhone e outros aparelhos, porque mais gente os vêm utilizando para jogos. Mas acredito que o 3DS será capaz de atrair público”, fala o executivo Nintendo. “Será divertido ver Mario correndo e saltando em uma tela 3D”, conclui.

O aparelho vai custar 299 dólares.

As primeiras unidades serão disponibilizadas em duas cores: azul e preta, respectivamente batizadas Aqua Blue e Cosmo Black.

O pacote inicial do produto inclui o console portátil, um cartão SD com 2 gigabytes (GB) para armazenamento de dados, uma caneta modelo “stylus”, um carregador e uma fonte de energia.

Iwata divulgou vários de títulos que já estão em desenvolvimento especificamente para o 3DS, destacando versões de Animal Crossing, Kid Ikarus, Mario Kart, Paper Mario, Pilotwings Resort, Starfox e The Legend of Zelda.

Um dos serviços suportados pelo 3DS é o chamado Virtual Console, em que é possível baixar para o console portátil jogos eletrônicos (alguns pagos, alguns gratuitos) de antigas plataformas como Gameboy (GB) e Gameboy Advance (GBA). “Muitos dos clássicos da Nintendo já foram convertidos para serem experimentados com a tecnologia 3D”, revela Iwata.

Segundo o executivo, o 3DS permite ao usuário uma conectividade jamais vista. O console tem um amplo sistema de conexão Wi-Fi, que permite não somente a realização de partidas online, mas também a navegação por redes sociais e sites, e o envio de mensagens e vários dados. “Mesmo quando em estado de hibernação, o console pode receber dados via conexão Wi-Fi, baixando atualizações de programas e de jogos”, explica Iwata.

Ah, será possível a conexão direta via Wi-Fi (sem a necessidade de códigos, pins e afins) entre pessoas próximas e que estejam com seus portáteis ligados. Significa que você pode procurar por parceiros de jogos e de serviços em locais como estações de metrô, pontos de ônibus e shopping centers — se alguém por perto tiver um 3DS, você pode convidar para uma partida.

O aparelho vai suportar um sistema de “tags”, ou seja, a pessoa vai ter uma identidade virtual, com detalhes sobre seu perfil, avatar em forma de Mii (um personagem 3D da Nintendo), conquistas e jogos eletrônicos preferidos, entre outras coisas.

Yozo Sakagami, da produtora Namco Bandai, explicou que o sistema de tags pode ser utilizado na criação de rankings ou para disponibilizar dados, como um “fantasma” para Ridge Racer 3D. Neste caso, a tag não somente informa os tempos das voltas, mas com exatidão todas as ações, manobras e traçados feitos pelo jogador — e pode exibir isso tudo dentro do próprio jogo.

Yoshinori Ono, produtor de Super Street Fighter 4: 3D Edition, explicou que o jogo utilizará o sistema de tags mesmo quando a pessoa não estiver acessando o Nintendo 3DS. Conforme Ono, basta se aproximar de alguém que tenha outro portátil (e o jogo) para ser iniciada uma simulação de luta entre os jogadores. “Street Fighter suporta partidas via Wi-Fi”, realça Ono.

O vídeo apresentando durante a coletiva traz não somente jogos eletrônicos da própria Nintendo, mas de produtoras como AQ Interactive, Atlus, Capcom, Disney Interactive, Harmonix, Hudson Soft, Konami, Level 5, Majesco, Marvelous Entertainment, Namco Bandai, Sega, Square Enix, Take Two e Tecmo Koei.

Aparelho

Nintendo 3DS é o mais avançado modelo de aparelho portátil da plataforma de jogos eletrônicos Dual Screen (DS), da Nintendo. A principal vantagem do 3DS é exibir imagens tridimensionais sem a necessidade do uso de óculos especiais — o que possível graças a uma inédita tecnologia utilizada por suas telas.

O portátil pode rodar tanto jogos quanto filmes 3D e, como o console DS original, tem duas telas — uma sensível a toque –, além de três câmeras integradas para tirar fotos em 3D.

Jogos

Além dos títulos desenvolvidos especificamente para rodar na plataforma 3DS, o console roda todo o catálogo de jogos das plataformas Dual Screen (DS, DSi e afins).

Além disso, por meio do serviço Virtual Console, o usuário pode baixar (pagando ou de graça) jogos originalmente feitos para plataformas como Gameboy (GB) e Gameboy Advance (GBA). Mesmo no caso desses jogos antigos, eles estão sendo “convertidos para serem experimentados com a tecnologia 3D”, revela Iwata.

Entre os títulos da Nintendo, vale destacar Animal Crossing, Kid Icarus: Uprising, Mario Kart, Nintendogs + Cats, Paper Mario, Pilotwings Resort, Starfox 64 3D, Still Diver e o premiado The Legend of Zelda: Ocarina of Time.

Já entre os jogos de produtoras independentes, merecem menção Resident Evil Revelations, Resident Evil: The Mercenaries 3D e Super Street Fighter 4: 3D Edition, da Capcom; Metal Gear Solid: Snake Eater 3D – The Naked Sample e Pro Evolution Soccer 3D, da Konami; Dragon Quest e Final Fantasy, da Square Enix; além de Dead or Alive 3D, da Tecmo Koei; Dragon Ball, Galaga, Ninja Gaiden, Pac-Man e Ridge Racer 3D, da Namco Bandai.

Tecnologia 3D

O dispositivo Nintendo 3DS é o primeiro a oferecer a projeção de imagens tridimensionais sem que a pessoa necessite de óculos especiais. A tela do portátil mostra naturalmente os efeitos 3D e há opção para desligar a projeção tridimensional. Basta apertar um botão que o portátil passa a exibir as imagens em 2D, sem efeitos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: